terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lendas do pé da porta

Lenda de São Brás dos Matos

Introdução
São Brás dos Matos, é o Santo padroeiro da minha terra "Mina do Bugalho",sita, no concelho do Alandroal , distrito de Évora.


Diz a lenda que, São Brás vivia numa gruta, paredes meia com meia duzia de casas existentes a que davam o nome de Bugalho.  Conhecido no meio, por fazer curas milagrosas de garganta, passou a ser venerado pelos aldeões como sendo um santo milagroso. Após o seu desaparecimento,  quis o povo erguer uma capelinha em sua memória junto da população.
 Os pedreiros iniciaram a obra no local  préviamente detreminado pelo povo, porém, ao segundo dia ao  chegaram ao local, todas as sua ferramentas haviam desaparecido. Foram encontradas no meio do mato a cerca de três quilómetros do povoado. Toda a gente estranhou o sucedido, no entanto, o projecto da capelinha tinha que seguir o seu percurso, logo, os pedreiros voltaram a fazer mais uma parede, a história voltou a repetir-se, na manhã seguinte  as ferramentas haviam de novo desaparecido e encontradas no mesmo sitío no meio do mato. Após alguma insistência em erguer a Igreja junto da população, desistiram da ideia e foram construi-la exactamente no meio do mato onde as ferramentas apareciam.
 Perante os factos concluiram que o santo queria a sua capelinha no meio do montado, rodeado de matos. Assim, o Santo passou a chamar-se São Brás dos Matos, padroeiro da aldeia. Com a abertura da mina, a povoação passou a chamar-se Mina do Bugalho. 

Lenda de Vila viçosa


Introdução

Esta lenda, é resumo da Lenda de Vila Viçosa extraída do livro  de Gentil Marques " Lendas de Portugal"
Decorria o ano 1523,  quando um rapaz de nome Fernando, oriundo de Córdova Espanha, veio para as terras de Além Tejo, em busca de trabalho como pastor, orfão de pai e mãe desde os seus cinco anos, logo a dureza do trabalho era uma realidade.Assim, um agricultor abastado deu-lhe trabalho como pastor, após algum tempo de actividade, começaram os rumores do rapaz ter um segredo, é verdade que que não socializava com o povo, era de poucas conversas. Um dia, perante tais boatos, Francisca uma jovem filha do patrão, questionou-o acerca do seu segredo. O rapaz, perante tanta insistência revelou o segredo que, consistia no achádo de uma imagem a qual ele cuidou com zelo e passou a venerar num altar de  pedras que lhe fez. A rapariga, cheia de curiosidade, quis ir ver a Virgem no seu altar. Ambos, deslocaram-se ao local e ali rezaram juntos por algum tempo, naquele vale viçoso.
 Quando Francisca se preparava para abalar, formou-se um enorme trovoada, Fernando, juntou os animais à volta do local e ali passaram a tempestate, sem que, no local caísse um pingo de chuva. Francisca ficara estupefacta com o insólito. Após passar a tempestade regressou a casa, porém, logo as más bocas do povo insinuavam que vinha enxuta porque tinha estado enrrolada com o pastor. Tal como o povo, o pai supunha a mesma coisa, e questionou a filha onda havia estado. Francisca contou o sucedido, todavia, o pai não se convencera.
- Com tamanha tempestade era impossivel não te teres molhado, quando os campos ficaram todos alagados!Ameaçou  em dar uma tareia à filha, tal como tinha feito  ao jovem pastor. A filha consegui convencer o pai em ir ver a virgem no altar, todavia,quando chegaram, o rapaz havia desaparecido com a imagem.
Com as suas influências fez queixa às autoridades e mandou prender o rapaz. Foi encontrado em Córdova a rezar junto da sua Virgem. Trazido para Portugal , voltou a ser interrogado tendo jurado não ter tocado na filha. A arrogãncia do agricultou passou a ser mais suave e disse aos empregados:
- Ali naquela encosta, vamos fazer uma Igreja com o altar maior e mais bonito que aquele que Fernando lhe fizera. Levem a Virgem que ela é minha, foi encontrada nas minhas terras e como tal fica aqui. E tu rapaz podes ir embora.
No outro dia, os homens aflitos chamaram o patrão.
- A Virgem estava aqui ao pé de nós e desapareceu, foi agora  mesmo não veio aqui ninguém! Desapareceu não sabemos como!
Sei onde ela está respondeu o patrão.
Passado uns tempos, o lavrador voltou às montanhas de Córdova e encontrou Fernando a rezar junto duma linda Virgem.
O lavrador voltou para a sua terra, aqui, com outros cristãos ergueu uma capelinha em honra de Nossa Senhora, rodeada de flores viçosas.
Daí, o seu nome  inicial ser, Vale Viçoso, depois, Terra viçosa e, por ultimo, quando o povoado começou a crescer, Vila viçosa.
Em Córdova fundou-se uma conferaria com o nome de Vila Viçosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário